Transporte de Fertilizantes/Carga de retorno ou não?
Os fertilizantes em geral são,
tipicamente, conhecidos como os principais
constituintes da “carga de retorno” dentro do
setor agrícola nacional – terminologia adotada
entre os agentes do setor de transporte e
logística para indicar a mercadoria que
preenche a ociosidade do equipamento de
transporte em seu trajeto de retorno, ou seja, o
produto transportado após a entrega da carga
“inicial”. Dentre vários motivos, esse produto se
caracteriza como “carga de retorno” por ser, em
sua grande maioria, uma mercadoria
tipicamente importada por um país tipicamente
exportador como o Brasil. Portanto, espera-se
que as logísticas envolvidas quando de sua
movimentação apresentem comportamentos de
preços diferenciados.
Nesse sentido, os principais resultados
obtidos a partir da comparação entre os índices
sazonais calculados indicaram uma forte
relação entre a variação na demanda mensal
pelo produto e a variação em seu frete final,
sugerindo uma influência direta do primeiro
sobre o segundo. Observou-se que durante os
meses de outubro e março – períodos típicos
de plantio e, conseqüentemente, de forte
demanda de fertilizantes – o volume negociado
do produto e o frete médio apresentam
aumentos proporcionais.
Nota-se, a partir dos resultados
observados, que grande parte do setor
consumidor de fertilizantes opta pela aquisição
do produto apenas na época do uso do
produto, ou seja, nos períodos de plantio das
grandes culturas agrícolas temporárias. Pôde
também ser observado que uma gestão de
armazenagem bem elaborada por esse
consumidor pode implicar redução no custo
total da logística de movimentação de
fertilizantes.
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
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